Metodologia Grumbach de Estratégia


Desenvolvido por Raul Grumbach a partir de estudos sobre desenvolvimento de Cenários Prospectivos aliados à algumas idéias de autores consagrados.

Este estudo evoluiu para uma sistemática de elaboração de Planejamento Estratégico com Visão de Futuro baseada em Cenários Prospectivos. São dois os conceitos fundamentais desta metodologia:
1. Planejamento estratégico com visão de futuro através de Cenários Prospectivos, empregando simulação Monte Carlo, e
 2. Análise de parcerias estratégicas, levando em conta princípios da Teoria dos Jogos que permitem a Gestão Estratégica com análise de fatos novos obtidos pela inteligência competitiva. 
Baseia-se em técnicas reconhecidas como: Brainstorming, Método Delphi, Impactos cruzados, Teorema de Bayes, Simulação Monte Carlo, Teoria dos Jogos, Simulação e Construção de Futuro.

O método é aplicado em quatro fases: 
1 Identificação do Sistema (a instituição), 
Nesta fase busca-se conceituar as características que identificam a organização, tais como sua visão, missão, valores e objetivos estratégicos.
2 Diagnóstico estratégico, 
Esta é uma fase de pesquisa e compreensão da organização, pois realiza-se uma analise de SWOT, onde verifica-se quais são os Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameças que irão influenciar na obtenção de resultados organizacionais. Neste momento utiliza-se também a Gestão do Conhecimento, Inteligência de Negócio e Inteligência Competitiva. Identificadas estas caracteriscas, farse-há três tipos de analises:

  • Analise do sistema como um todo, envolvendo a estrutura e os processos, e
  • Analise do ambiente que é coposto pelas variáveis externas e atores externos.

3 Visão estratégica, desdobrada em etapas: 
a. Visão do presente: interpretação dos Fatos Portadores de futuro para criação de medidas que visem fazer melhor uso do ambiente, reforçar os Pontos Fortes e corrigir os Pontos Fracos.
b. Visão de futuro, simulação e gestão do futuro: a visão do futuro é obtida pela analise prospectiva, ou seja, a busca de futuros possíveis - os Cenários Prospectivos - em um horizonte temporal.
c. Avaliação de medidas e gestão de resistências: ocorre a interação dos vários cenários possíveis em busca de um cenário alvo, onde o cenário mais provável é chamado de Ponto de Equilíbrio. Pode-se dividir em 
4 Consolidação 
A consolidação do método consiste na revisão dos conceitos abordados,  dos Cenários Prospectivos traçados e aplicação de decisões visando o cenário ideal para alcance dos resultados esperados.

Este é um resumo da metodologia de Grumbach, que é bem complexa e compreende várias ferramentas estratégicas. Se quiser saber mais confira as referencias abaixo citadas, ou vá ao SlideShare clicando aqui.

Se você ainda não conhece as ferramentas estratégicas citadas neste post, vá ao histórico do blog e informe-se.

Até mais...


REFERÊNCIAS

RIBEIRO, Albino. O Método Grumbach: Uma Formulação Brasileira de Administração Estratégica. UFRRJ,  Programa de Pós-Graduação em Estratégia e Negócios (PPGEN) - Seropédica, RJ, Brasil, 2006.


GRUMBACH, Raul José dos Santos; GRUMBACH, Rodrigo Pereira; FERREIRAGil Cordeiro Dias; LEAL, José Eduardo Amaral; FRANCOFernando Leme; MAIA, Sérgio Wright. MétodoGrumbach de Gestão Estratégica. BAINSTORM - Assessoria de planejamento e informática, Rio de Janeiro - RJ, 2006

Jake dos Santos

Instagram