ANALISE DE SWOT

É uma ferramenta desenvolvida por Albert Humphrey e utilizada nas organizações para analisar o cenário interno e externo, identificando fatores internos e externos à organização.
A Análise de SWOT segundo Chaves (2013) consiste em 5 etapas:
1 – Dividir o cenário empresarial em duas partes: ambiente interno e ambiente externo.
2 – Definir o ambiente interno, suas forças e fraquezas.
3 – Determine o ambiente externo, suas oportunidades e ameaças.
4 – Coloque os dados em formato de diagrama.
5 – Analise e cenário encontrado.

Segundo Kotler e Keller (2006), podem-se analisar os departamentos de Marketing, Finanças, Produção e a própria organização da empresa para definir o cenário interno. Conforme listado no Quadro 2, dentro do departamento de Marketing devem-se considerar questões como a reputação da empresa, participação do mercado, satisfação do cliente, especificações do produto e da promoção dos mesmos; da mesma forma o departamento de Finanças considera-se o custo, o fluxo de caixa e a estabilidade financeira; no departamento de Produção é necessário avaliar a capacidade e as habilidades produtivas, enquanto no que tange a organização considera-se a liderança, os funcionários, flexibilidade e orientação empreendedora.
Quadro 2 – Fatores internos a serem considerados na analise de SWOT
DEPARTAMENTO
ITENS A SEREM ANALISADOS
Marketing
Reputação da empresa; Participação de mercado; Satisfação do cliente; Retenção do cliente; Qualidade do produto; Qualidade do serviço; Eficiência na determinação de preço; Eficiência na distribuição; Eficiência nas promoções; Eficiência da força de vendas; Eficiência das inovações; Cobertura geográfica.
Finanças
Custo ou disponibilidade de capital; Fluxo de caixa; Estabilidade financeira.
Produção
Instalações; Economias de escala; Capacidade; Força de trabalho capaz e dedicada; Capacidade de produzir no prazo; Habilidades técnicas de fabricação.
Organização
Liderança visionária e capaz; Funcionários dedicados; Orientação empreendedora; Flexibilidade ou boa capacidade de resposta.

Fonte: Elaborado pelos autores a partir de dados de Kloter e Keller (2006).

REFERÊNCIAS
MINTZBERG, H; AHLSTRAND, B; LAMBEL, J. Safari de estratégia, um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman ,2000.
MEDEIROS, Ayrron Wanderley; CUNHA, Glenn de Brito; OLIVEIRA, Thásia Campos de; VIEIRA, Edzana Roberta Ferreira de Cunha. Análise SWOT: a simplicidade como eficiência, Rio Grande do Norte, 2011, 11f.

Jake dos Santos

Instagram