CONHECE-TE A TI MESMO

    Você é do tipo que gosta de agadar a todo mundo? Que quer saber o porque de tudo? Que só faz o que te pedem? Ou que só faz o que você tem vontade? 

        Estava lendo um artigo da Gretchen Rubin no LinkedIn que fala sobre o auto-conhecimento apresenta um Quiz para ajudar nesse processo de autoconhecimento.
          Em primeiro lugar deixe-me apresentar essa autora, Gretchen é autora de “O Projeto Felicidade” (The Hapiness Project) nº 1 no New York Times e best-seller internacional.
            Em seu novo livro “Melhor que Antes” (Bether Than Before) ela investiga estratégia que ajudam a criar ou acabar com hábitos. Segunda apropria autora “Me custou meses de meditação para entender tudo o que eu tinha observado, e para encaixar isto no sistema que representa tudo.”
               
                O sistema do qual Rubin nse refere se trata de um quadro de quatro tendências: Upholder (Seguidores, em uma tradução aproximada), Questionador, Obliger (Obrigado ou submisso em uma tradução aproximada) e Rebelde. O que diferencia uma tendência da outra é como respondem às expectativas e aos imprevistos. 

                    Upholders: responde prontamente às expectativas externas e internas. Upholders respondem às “regras” internas e externas. São o tipo de pessoa que acordam pela manha e pensam o que tem na sua lista de tarefas do dia. Se motivam pela execução, em ter as coisas acabadas. Não gostam de cometer erros, de serem culpados e nem de falhar; mesmo quando fazem tarefas para si mesmos.
                       
                        Questinador: questiona todas as expectativa; eles vão de encontro à uma expectativa quando acreditam que esta faz sentido, seguem as regras confirmadas transformando todas elas em regras internas e autoimpostas. Quando acordam de manha pensam no que precisa ser feito. São motivados pelas razões que justificam as atividades. Realmente não gostam de gastar tempo e esforços em atividades com as quais eles não concordam.
                            
                            Obligers: recebe expectativas externas, mas tem problemas com as expectativa que impõem em si mesmos. Ao acordarem pensam no que lhes foi pedido para fazer, pois são motivados pela responsabilidade que têm para com outras pessoas. Não gostam de ser reprimidos ou de deixar os outros na mão.
                               
                                Rebeldes: como o próprio nome diz,reistem à todas as expectativa, tanto externas ou internas. Acordam e pensam no que eles querem fazer. São motivados pela liberdade, e autodeterminação. Não gostam que digam à eles o que fazer
                                   
                                    Segundo a autora, entender as tendências é importante para saber como motivar a si mesmo ou outras pessoas – caso você seja o líder de uma equipe. Este seria a chave para saber como as pessoas irão considerar e agir diante de um pedido ou ordem.
                                       
                                      Segue abaixo os links para os vídeos explicativos de cada tendência, em inglês. Mas não se desespere se não souber o idioma, as legendas do YouTube estão ativadas.
                                      Link para o artigo de Gretchen Rubin em inglês.

                                      Para quem quiser responder ao quis (em inglês) Quiz



                                      Eu sou uma questionadora, e vocês? Respondam nos comentários.

                                      Jake dos Santos

                                      Instagram