COMO DEFINIR NOVAS METAS

O ano de 2015 começou e você fez promessas de melhorar de vida, conseguir um emprego novo ou começar aquele curso que faz tempo anda dizendo que vai fazer. Mas talvez você não tenha certeza do que quer da vida, ou o que a vida quer de você. Não é mesmo?

Mas como definir metas de uma forma que traga um bom proveito para sua vida pessoal e profissional? A resposta não é fácil. Mas existem forma de definir metas realistas e que estejam de acordo com o que você quer da vida.

Daniel Goleman defende que para que haja mudança pessoal é preciso fazer uma autorreflecção. Mas o psico terapeuta Marcelo Carvalho explica que para que uma pessoa mude não pode haver pressão, pois esta "pode gerar culpa, arrependimento e sofrimento, o que não é efetivo" no processo de mudança.

Sendo assim pense antes de pular de cabeça em:

UM NOVO EMPREGO. Talvez seja melhor pleitear uma posição melhor na empresa em que você trabalha.
ANTES DE FAZER UMA NOVA GRADUAÇÃO. Dê uma sondada fazendo cursos online. Alguns são gratuitos e de curta duração, mas dá pra ter uma ideia do conteúdo e tem haver com sua personalidade.
FAÇA UM BALANÇO DO SEU MUNDO INTERIOR PARA GUIAR SUAS DECISÕES.
ENCONTRE CLAREZA FAZENDO AS PERGUNTAS CERTAS. Quando se é sincero nas respostas pode-se encontrar o caminho para perseguir novas possibilidades que estejam alinhadas com seus valores e metas.
FAÇA UMA REVISÃO DO SEU PROPOSITO PRINCIPAL DE VIDA E DE SUAS METAS PRIMÁRIAS.

Pergunte-se:

  • Onde eu estou agora?
  • Onde eu estava há cinco anos?
  • Onde eu quero estar no futuro?
LadoDoMeioImagens


Marcelo Carvalho ainda ressalta as razoes pelas quais as pessoas não mudam, entre elas estão; a pessoa acha que ão quer mudar; ela realmente não quer mudar; ela não sabe como mudar ou ela não sabe o que mudar.

Os principais conceitos envolvidos nesse processo são: AUTOCONHECIMENTO, LIDERANÇA, INDEPENDÊNCIA, AUTO APRECIAÇÃO, RESPONSABILIDADE, INICIATIVA, CRIATIVIDADE, SER PRESTATIVO, ASSUMIR RISCOS, SOCIALIZAR.

Para que a reflecção seja útil, selecione algumas das características listadas que gostaria de mudar. Começando com aquelas que precisa melhorar, depois os obtáculos que precisa superar e então bole uma estratégia para atingir seus objetivos.

Para definir seus novos objetivos faça um brainstorm, valorizando seu pontos positivos sem deixar de levar em consideração seu pontos negativos - aqueles que você precisa melhorar. Pensar positivo é importante nesse processo para alcançar seus objetivos, primeiro porque torna o processo mais tranquilo e também porque o pensamento positivo pode te dar uma energia extra para persistir com suas metas. 

Já publiquei um artigo aqui no blog que fala sobre o brainstorm, corre lá pra ver como fazer o seu brainstorm.


FONTES:


Jake dos Santos

Instagram