Porque é dificil mudar.

No post anterior falei sobre como fazer para determinar e alcaçar novas metas. Mas muitas vezes as pessoas encontram muita dificuldade para mudar. Sonia McDonald lista algumas razões que levam a mudança ser algo tão difícil do ponto de vista da neurociência.



Entre elas estão:

Nosso cérebro é programado para a sobrevivência: sempre que estamos em uma situação de potencial mudança o cérebro começa uma reação de sobrevivência que geralmente enxerga essa mudança como uma ameaça.

O cérebro é preguiçoso: pesando 1,5 Kg e consumidno cerca de 20% da energia do corpo o cérebro tem uma estrutura e funcionamento que demanda mais energia para gerar mudanças.

O cérebro é afetado pela emoção: normalmente as pessoas têm medo da mudança e isto é uma pré-condição humana. Quando estamos com medo, costumamos perceber somente o lado negativo da mudança e as pessoas não persistem.

Faça o seu cérebro trabalhar pra você. Sonia McDonald afirma que para isso é necesário primeiro criar novos comportamentos e novas formas de pensar. Em seguida, faça da mudança algo positivo, vendo o lado bom.



FONTE:
Why change is HARD, Sonia McDonald

Jake dos Santos

Instagram