Administrador - WORK OR NOT WORK

O segundo tema do Projeto Culturação que vou abordar hoje é a minha profissão de Administradora, seguindo a sugestão da Monikysses

Lembrando  que o Projeto Culturação é uma iniciativa do blog Monikysses e Diário de Penteadeira, para gerar maior interação entre blogueiros de diversos segmentos.


Quem é o Administrador?

Segundo o Guia do Estudante "O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos".

A Administração é uma ciência social bem ampla e abrange várias áreas; a atuação do profissional vai depender da especialização que ele escolher e o foco que der para sua carreira.

O que faz o administrador?

As funções básicas do administrador são Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar os processos administrativos. E se você está pensando em seguir essa carreira tenha em mente que é preciso gostar muito de buscar soluções para problemas organizacionais e que será imprescindível uma especialização para que você se destaque no mercado.

O que tem de interessante?

Mas se você gosta de competir, vem quente que o negócio ferve. independente da área em que você for atuar seu objetivo principal será apenas um: O LUCRO. Nessa busca constante por lucratividade podem surgir grandes oportunidade de inovação e é aí que começa a parte legal da administração. Se você for uma pessoa criativa vai tirar de letra algumas situações. em organizações mais flexíveis é possível propor melhorias nos processos.
Outra parte beeem interessante é que você pode ser seu próprio chefe, pode empreender, vender seus próprios produtos ou serviços. Basta ter uma ideia legal e por a mão na massa. Hoje em dia tem muita gente se dando bem com empreendimentos.


O que não é tão interessante?

A área de administração é muito competitiva, principalmente porque não existe uma regra que somente administradores podem administrar. Geralmente, qualquer pessoa que tenha alguma competência administrativa pode administrar. Já vi casos de Engenheiros, Médicos, Professores ou mesmo pessoas nem formação superior administrando negócios.  O que é uma pena e prejudica pessoas que assim como eu dedicaram 4 ou 5 anos da vida pra ser Administrador.
O mesmo ocorre nos concursos públicos, geralmente conhecidos pelas várias exigências para provimento de cargos, onde tudo tem que ser comprovado com documentos; mas peca na hora de contratar profissionais para as áreas administrativas já que qualquer um com Ensino Médio completo pode se candidatar para o cargo de Assistente Administrativo em um órgão público. Eu mesma fiz um concurso recentemente em que 200 pessoas competiam para uma mesma vaga administrativa, porém nem todos tinham formação formal para atuar como administradores. Então se você estiver pensando em entrar nesse mercado, venha preparado!



Bom essa é minha profissão, :).


Jake dos Santos

Instagram