Ouro nativo, que na ganga impura... - Culturação

O tema da Culturação de hoje é a Língua Portuguesa, em comemoração ao dia dedicado ao nosso idioma (10/06). A proposta era selecinar 6 quotes de livros diversos e escrevê-los a mão para mostrar pra vocês através da caligrafia. 

Projeto Culturação é uma iniciativa do blog Monikysses e Diário de Penteadeira, para gerar maior interação entre blogueiros de diversos segmentos.

Com era pra escolher as quotes que mais tinham a ver comigo, fui buscar nos meus livros preferidos, os assuntos que traduzem de certa forma quem sou e porque sou como sou. Prontos? Então vamos começar...


1ª A Valsa de Casimiro de Abreu



Quem dera que sintas as dores de amores que louco senti! Quem deras que sintas!... - Não negues, não mintas... - Eu vi... -- Casimiro de Abreu,  A valsa - Livro: As Primaveras

A primeira quote que já fez parte da minha vida foi dessa poesia de Casimiro de Abreu, que continua sendo a minha preferida. Foi a primeira poesia que me encantou e, lembro que eu decorei ela inteira e ficava recitando na minha casa e encenando . Foi meu entretenimento durante um certo tempo - muito tempo eu diria. Hoje eu já não consigo recitar ela inteira de cor, mas essa quote eu nunca esqueci. Pra mim ela não fala só de amor, mas de empatia também. Têm se tornado cada vez mais raro encontrar pessoas com a habilidade (ou a coragem) de se colocar no lugar do outro pra entender a batalha individual de cada um. A maioria das pessoas somente julga sem critério. 


2ª A menina que roubava livros de Markus Suzak



Por algum motivo homens agonizantes fazem perguntas cujas respostas já sabem. Talvez seja para morrerem tendo razão.
_ Markus Suzak, A menina que roubava livros

Essa quote é sobre algo que me irrita muito; a insistência de algumas pessoas em sempre ter razão. Me surpreendo todos os dias com a quantidade de pessoas que têm a necessidade de sempre ter razão sobre algo, ou de ter a última palavra. No livro o autor aponta que até na hora da morte tem gente que persiste na teimosia de provar sua razão. Eu sempre preferi ser feliz a ter razão, porque acredito na diversidade de opiniões. E não acredito que ninguém esteja totalmente certo sobre nada. O mundo é muito vasto, muito complexo e - embora alguns ainda duvidem - pouco explorado. ainda fazemos as mesmas perguntas sem respostas há séculos. "De onde viemos? Para onde vamos? E o que somos?" É possível que estejamos todos errados sobre tudo o que achamos conhecer porque estávamos olhando para as coisa do ponto de vista errado. Considero arrôgancia essa coisa de querer sempre ter razão.

3ª As Crônicas de Gelo e fogo, George R. R. Martin


Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada. _ George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo

Essa, com certeza, é uma quote que todos vão concordar comigo. Sempre gostei de ler e de aprender. E George traduziu em uma frase a razão pela qual nosso país está sucumbindo a paradigmas do passado. As pessoas estão tentando caçar com uma lâmina sem corte. Estudos comprovam que o brasileiro não lê, ou lê muito pouco, e o reflexo disso é visto todos os dias em todos os lugares. quem me ensinou o hábito da leitura foi meu pai e até hoje leio sempre que posso. Além da leitura, adquiri o hábito de aprender sempre algo novo, fora da minha zona de conforto, que é um hábito que recomendo pra ativar o cérebro de vez em quando, porque uma vez que você aprende como fazer as coisas, seu cérebro liga no automático e você passa a fazer as coisas sem pensar e isso pode fazer seu cérebro atrofiar, como um músculo que não é exercitado. Ler é malhar o cérebro.

4ª O CAsamento de Nicolas Sparks


Em geral são as coisas mais simples as que eu considero estranhamente comoventes _ Nicolas Sparks, O Casamento
Bom, essa frase não precisa de muita explicação. Assim como diz no texto, eu também considero as coisas simples mais valiosas. Tudo o que é feito com carinho e dedicação é mais gostoso, mais significativo. Por isso gosto de trabalhos manuais, personalizados, porque isso traduz a preocupação com o indivíduo. É preciso resgatar a delicadeza de olhar no olho, saber do que as pessoas gostam e o que as fazem felizes. E por mais que as pessoas gostem de grandeza e luxo, o que as fazem realmente felizes são os gestos mais simples, de carinho e afeto.

5ª O Futuro da Humanidade de Augusto Cury

Ricos são os que atraem muito com pouco, e livres são os que perdem o medo de ser quem são _ Augusto Cury, O Futuro da Humanidade
Em o Futuro da Humanidade, Augusto Cury da ma lição de vida, fugindo um pouco da linha de auto ajuda que ele normalmente segue. Esse romance conta uma história, que eu acho todos nós deveríamos ler devez em quando. Trata da humildade  o resgate da simplicidade. Riqueza na verdade não é você ter muito dinheiro, mas ter amigos verdadeiros, pessoas que se preocupem com você e sintam sua falta mesmo que você não tenha nada a oferecer. E a questão da liberdade é ser verdadeiro consigo mesmo, não ter medo de mostrar-se como você é por dentro.

6ª O Poder dos Quietos de Susan Cain


Além de nosso temperamento inato, além de nossas experiências infantis, queremos acreditar que nós - enquanto adultos - podemos moldar a nós mesmos e fazer o que quisermos de nossa vida.
Mas será que podemos? _ Susan Cain, O Poder dos Quietos
 Assim que vi o tema de quotes eu já pensei nesse livro. Que os introvertidos de plantão façam coro comigo. Nesse livro Susan fala de como é possível para um introvertido viver num mundo que -nas palavras da autora - "não para de falar". Eu sou uma pessoa muito introvertida e tenho todos os ´problemas listados no livro. Estou cercada de pessoas extrovertidas o tempo todo, que são hiper-interativas e não entendem que eu - assim como todo introvertido no mundo - não tem essa necessidade de sempre estar interagindo com outro ser humano. Essa quote é algo que todo introvertido já se questionou. Será que podemo moldar a nós mesmos e fazer o que quisermos de nossa vida? Como alguém que já tentou tal feito e digo que não. A introversão é um traço de personalidade, assim como a extroversão. Dificilmente uma pessoa extrovertida, que goste de se comunicar, conseguirá ficar horas em falar uma palavra. Eu sugiro que, se você conhece e convive com alguém que é introvertido, leia esse livro. E por favor, pare de pressioná-lo para ser "mais extrovertido". Ser quieto não é um problema, e também, não quer dizer que a pessoa é antissocial, quer dizer apenas que a pessoa prefere ouvir a falar. E convenhamos, às vezes essa pode ser uma solução.

Bom, essas são as minhas quotes. O que vocês acharam?

Jake dos Santos

Instagram