5 coisas que eu não gosto na blogosfera atual

Hoje vou falar sobre um tema sugerido pelo grupo Rotaroots para a Blogagem coletiva do mês dedicado aos blogs.



A Blogosfera cresceu absurdamente depois que os computadores se popularizaram nas casas brasileiras. Confesso que sou de uma geração bem recente de blogueiros, mas tem muitas coisas que o pessoal faz por aí que me incomoda demais. Vamos a lista então:

1 - "Mendigação de like"


Não existe coisa mais chata do que esse povo que vive enchendo os grupos do Facebook por solicitações de curtidas. Não me refiro aqui à divulgação de blogs, o que deve sim ser feito. Mas me refiro àquelas pessoas que não querem dedicar algum tempo para "vender seu peixe" e fica implorando para que curtam suas páginas e blogs e tudo o mais relacionado só pra terem números absurdos de seguidores. Essas pessoas não se importam em interagir ou produzir um conteúdo de qualidade. É igual aqueles telemarketing's que ficam tentando empurrar guela abaixo todo tipo de coisa desnecessária para nossas vidas. Isso realmente me irrita.

2 - Falta de interação


Muitas pessoas tem blogs e até se empenham na Blogagem, mas não se interessam em ver o trabalho das outras pessoas. Quando entrei na blogosfera, minha intenção era exatamente a troca de conteúdo e experiências. Mas o que vejo por aí é simplesmente cada um no seu quadrado querendo ser visto sem olhar pra ninguém. Acredito que devemos tratar as pessoas da forma como queremos ser tratados. Sendo assim, da mesma forma que eu quero ser prestigiada pelo meu trabalho e emprenho, eu também vou prestigiar aqueles se empenham tanto ou mais do que eu.

3 - Falta de compromisso


Não só na blogosfera, mas na vida real também. Sempre que assumo um compromisso eu cumpro. E o que vejo na internet de uma forma geral, é a falta de consistência das pessoas, por causa dos itens citados acima, principalmente. Já entrei em grupos e vi alguns blogueiros por aí que se comprometeram a fazer algo e depois, simplesmente evaporaram sem dar satisfação. Isso é muito deselegante!

4 - Falta de originalidade


Vê-se muito do mesmo hoje em dia. As pessoas tendem a replicar e duplicar informações de uma forma que parece que você está assistindo jornal na televisão. Sabe quando fica repetindo o dia inteiro a mesma notícia? Então, cansa... As pessoas - os blogueiros neste caso - estão mais preocupadas em ter audiência e publicam aquilo que já deu certo, porque sabem que as pessoas vão clicar e vão ler. Dando assim a audiência que eles precisam. Mas a Blogofera seria tão mais legal se cada um desse a sua contribuição, vocês não acham?

5 - "Como assim?! Você não me deu crédito?!"


Ah, isso é até antiético. Tem muita gente que usa conteúdo de outros blogueiros, de artistas e profissionais liberais e não dão crédito!!! Isso não pode gente! É inaceitável mesmo. Apesar de ser uma coisa absurda de se dizer, tem muita gente que ainda faz isso. Eu às vezes me sinto na condição de artista e já tive obras minhas publicadas como se fossem de outros e posso dizer que mesmo a pessoas não recebendo nada em troca - nenhum valor monetário - é o mesmo que ser roubado. Não custa nada colocar o nome da pessoa num cantinho perto daquela foto ou desenho, ou colocar o nome da pessoa no final da citação.

E vocês o que vocês não andam gostando do que há na Blogosfera?


Jake dos Santos

Instagram