Entrevista com Mila do blog Lado Mila

No mês passado o grupo SSB – Sociedade Secreta de Blogueiras sugeriu que fizéssemos, como parte da blogagem coletiva, uma entrevista com alguma Blogueira que também participasse do grupo. Porque estávamos no mês dedicado ao Blog (Dia 31 de Agosto foi dia do Blog). Mas com a correria do #BEDA e de outras coisas que eu estava fazendo – já falei um pouquinho pra vocês aqui – não consegui fazer a entrevista.
Mas estou fazendo ela este mês, com uma Blogueira que fez, indiretamente, parte do meu blog também. O Um Lado Mila!



AVISO: este post está MUITO maior do que os outros que já fiz, hehe. Mas está bem interessante também.


Para que vocês entendam a minha escolha, vou contar uma pequena história que usei como justificativa para Mila também.

Quando fui trocar o nome do meu blog para Lado do Meio, fiz uma pequena pesquisa para saber se já não existia algo com esse nome. Porque sendo escritora eu sei que plágio é a pior das desgraças na nossa vida. Morro de medo de ser plagiada e de que me acusem de plágio. Mas já estou fugindo do assunto aqui.
O negócio é que, nessa pesquisa eu acabei não achando nada e criei meu blog feliz da vida. Aí fui fazer um teste pra saber se as pessoas conseguiriam encontrar meu blog no Google e quando digitei lá "Lado do Meio" na caixa de pesquisa adivinha o que eu encontrei??? - "Um Lado Meio Mila" haha.

Então vamos à entrevista...

Lado do Meio: Vou começar pelo que me levou até você: o nome do seu blog. Como você chegou à esse nome e foi difícil de criá-lo?

Mila (Camyli Alessandra): Na verdade,  o blog tinha esse nome cumprido... Por ser um trecho da"Carta ao Zézim" do Caio Fernando de Abreu: "Márcia tá bonita, mais adultinha, assim com um ar meio da Mila. ..." e por ser um blog pessoal nada mais justo ter o meu apelido de infância. Mas, tava muito grande e nesse ano eu  resolvi "enxugar" o nome para  somente Lado Milla igual ao link do blog.

Lado do Meio: Muitas vezes, blogueiras e blogueiros iniciam seus blogs com um objetivo simples ou nenhum, apenas para diversão e para preencher o tempo. Então gostaria de saber, qual era o objetivo do seu blog no começo e porque você manteve ele?

Mila (Camyli Alessandra): O Um Lado Meio Milla é um blog pessoal, que não tem nenhuma pretensão que não ser um espaço para a Milla se expressar. Aqui, posso dar minha opinião, desabafar, compartilhar dicas ou simplesmente jogar conversa fora. Criei este blog no dia 1º de fevereiro de 2015, para substituir o Versos em Bossa (2008- 2014). Estou na blogosfera desde 2003. Já passei por vários momentos e mudanças significativas registradas nessas linhas virtuais... Até chegar no Um lado meio Milla, blog que me acompanha atualmente montando as peças desse quebra cabeça.

Lado do Meio: Mas acabam se dando tão bem que transformam isso em algo maior e seus objetivos multiplicam. Mas como em tudo na vida, também há muitas dificuldades. Quais foram as suas dificuldades, aquelas que lhe fizeram pensar em desistir ou se dedicar menos ao blog?

Mila (Camyli Alessandra): Quando criamos um Blog, esse espaço começa a fazer parte da nossa rotina... Mais que isso, O Blog caba sendo uma extensão de nós mesmos. Entendo a Blogosfera como sendo um “Palco” onde podemos falar sobre tudo que temos vontade. Todo palco, precisa de um ator (quem escreve) e de uma platéia (leitores fiéis!) queremos agradar esse publico, para que esses leitores sempre queiram retornar para o nosso blog e se identifiquem com os nossos textos... Trato a escrita/fotografia no blog como uma diversão, passatempo, desabafo... Resumindo: Quando tratamos o blog como algo divertido, não existe dificuldades e nem vontade de desistir.

Lado do Meio: Vi no seu perfil que você você é psicóloga. O blog te ajuda de alguma forma em sua profissão? Sua profissão e o blog têm alguma ligação, ou são coisas distintas?

Mila (Camyli Alessandra): Não, o que acontece é que eu ouço muitas histórias no meu estagio e "de vez em quando" isso serve de inspiração para escrever um texto bacana  para postar no blog mas, preservo o nome dos envolvidos e tento misturar um pouco de ficção e realidade...

Lado do Meio: Você tem uma rotina de postagens ou vai postando a medida que a inspiração chega?

Mila (Camyli Alessandra): A minha rotina de postagens é 3 vezes por semana  (#cançãodesegunda #projeto52semanas e #fotografandodomingos) e escrevo os textos alternados durante os outros dias da semana.

Lado do Meio: Qual foi a coisa mais maravilhosa que você já conseguiu através do seu blog?

Mila (Camyli Alessandra): Essa entrevista. Sério, ninguém nunca me fez tantas perguntas se referindo ao meu blog...  

Lado do Meio: E qual a coisa mais nada a ver que já lhe aconteceu por causa do blog?

Mila (Camyli Alessandra): Na semana passada aconteceu algo realmente nada a ver por causa de um texto que eu escrevi no blog... o meu texto foi compartilhado em uma página no facebook  bastante suspeita  de uma ONG nomeada de M.A.D.A mulheres que amam demais. Esse texto em questão. faz parte do projeto 642 coisas sobre as quais escrever  que é um projeto bem interessante, é um incentivo a escrita. Esse texto é resultado do imaginário: uma história fictícia não é uma leitura ideal para "autoajuda".

Lado do Meio: Se você tivesse que escolher uma postagem no seu blog que você mais amou escrever e só deixar ela no blog pra sempre, qual seria? E por quê?

Mila (Camyli Alessandra): O texto que eu mais gostei de escrever demorou um ano para escrito... A escrita, acabou saindo como um desabafo.  Demorou um tempo para compreender o que tinha acontecido e fiquei naquela tipo, "Quando eu entender eu escrevo..." e o desfecho dessa "história" tinha acontecido naquela semana que eu finalmente escrevi essa #carta Carta #1 - É, Moreno

Lado do Meio: O que você acha da competição que existe na blogosfera atual?

Mila (Camyli Alessandra): Eu comecei  a escrever no blog em 2003... E desde então, alguns recomeços (Já escrevi em 3 plataformas diferentes Blog-se, zip.net e atualmente no blogspot). Sinto que, de 2010 em diante a blogosfera esta tomando um rumo diferente...  Antes, as pessoas escreviam e blogavam por diversão. Tinha os sites que disponibilizavam os  tão populares "template free" mas, era outra categoria; que não refletiam nos blogs mais genuínos...  

Lado do Meio: E por último, pra ficar com cara de jornalismo profissional, :P .Qual a dica que você daria para alguém que está começando um blog hoje?
Mila (Camyli Alessandra):  
1. A sua atividade não é parâmetro de melhor/pior para ninguém;
Sabe aquele Blog da Maria do João que são famosos na internet? Como "bombam" de comentários? Como ganham Brindes... OK, o seu Blog não é melhor/pior por não ter tanto reconhecimento quanto esses blogs. Porém, o seu blog é um espaço que podes escrever e expressar seus sentimentos. E vamos combinar, você se identifica muito mais quando você mesma escreve, do que, quando você somente lê as postagens desses outros blogs...Valorize-se!
2. Responsabilidade com a Identidade do seu Blog;
Layout pobre já vem adicionado quando o criamos um blog ou layout free modinha que todos estão usando. Confesso que, isso é a primeira coisa que observo e me deixa desanimada a continuar lendo um blog. Já desanimada, percebo que os textos não foram bem enquadrados: Linhas tortas, gagteds bagunçados e espaços demais (ou a falta deles) me fazem desistir de ler o texto. Dá preguiça!
3. Responsabilidade com a sua escrita;
Qual tipo de assunto você quer escrever no seu Blog? Moda, Beleza ou Cultura? 1° Leiam artigos sobre esses assuntos! 2° Tenha opinião própria! e 3° Tendo o domínio do assunto escreva com responsabilidade sobre o assunto escolhido e com um diferencial que é; a sua opinião!

4. Imagens/Fotografias
A imagem tem uma participação importante na "ilustração" da postagem. Com as postagens fotográficas (look do dia ou resenhas) devemos tomar cuidado com a qualidade das nossas fotos (Até com celular podemos fotografar.) E na duvida de tratá-la no Photoshop não faça! Hoje em dia, o que mais se vê na blogosfera é "Look do dia" com fotografias sem qualidade: escura demais ou clara demais com céu estourado... Um horror! 

5. Criatividade;
Na minha opinião, esse é o assunto mais cri cri da Blogosfera! Pois, não é somente sobre a blogueira "copycat". Mas, sobre a blogueira que não arrisca a escrever nada além dos "assuntos da semana". Semana passada, eu fui visitar o meu "Blogrool" e um Blog que era um assunto que todos os outros blogs já tinham feito uma postagem sobre esse mesmo assunto... Resultado: li a postagem pela metade e nem tive vontade de comentar.


Gostaram?

Por hoje é só...

Até mais!

Jake dos Santos

Instagram