Série Cartas - Enviando para a Editora

Esse é o segundo post da Série Cartas, onde vou contar minha experiencia cm o lançamento do meu primeiro livro. Se você não viu o primeiro é só clicar aqui. E neste post vou falar de como foi o processo de enviar para a Editora, desde a escolha até a finalização e a entrega dos livros em minha casa.


Depois que o livro estava pronto, que decidi quais as poesias que iriam ser publicadas, a ordem de cada uma delas, os títulos introduções e tudo o mais que estava escrito, era hora de buscar um meio para publicar.

A princípio eu queria fazer ma produção independente, mas percebi que não era assim tão simples. Até porque eu queria algo bonito e que as pessoas guardassem com carinho. então fui atrás de opções
Para fazer a produção independente, eu teria de investir em capa, diagramação, materiais de divulgação e ooutras coisas que são necessárias para produção de um livro (como registro na Biblioteca Nacional  e do ISBN). Sem contar a impressão propriamente dita. Ficaria muito caro e a falta de dinheiro para investir era meu problema.

Fiz uma busca no Tio Google por formas de publicar livros sem custo e encontrei algumas editoras que não fazem VANITU FAIR, que é aquele investimento que você faz a principio para que as editoras fazem a produção e publicação do seu livro.

A Editora que acabei escolhendo foi a Multifoco, do Rio de Janeiro, que acreditei que fosse a mais confiável. Apesar de haver algumas reclamações dela no site Reclame Aqui, vi que todas foram resolvidas.Até a apresentação, a organização do site e a forma como me responderam quando enviei e-mail solicitando informações me ajudaram a tomar essa decisão.

Enviei o me original para eles n dia 11 de março, di do meu aniversário. Apesar de terem me dado o prazo de 30 dias para me dar a resposta, só a recebi depois de dois meses. Tive que enviar uns dois ou três e-mails para ter minha resposta, mas no fim deu tudo certo. 

Com o original aprovado já recebi o contrato para publicação, que achei bem claro e autoexplicativo e demos início aos trabalhos.

Minha experiênca com a Multifoco tem sido ótima. O Editor que cuidou da minha obra é super educado e atencioso. Me ajudou em todas as vezes que tive dúvidas e me conduziu pelo processo de publicação da melhor forma possível.


Um brinde pra vocês que me acompanham: "Cartas ao Tempo - Esperança"


Jake dos Santos

Instagram