Série Cartas - Como vender um livro

Esse é o último post dessa série, chegamos a venda dos livros. Na semana passada não consegui fazer esse post porque estava ocupada com outro projeto. Mas deixei pra vocês no youtube mais um pedacinho do meu livro, uma das Cartas de Adelaide. Estou tentando manter uma periodicidade no meu canal, então e tiverem alguma sugestão do que vocês gostariam de ver é só deixar aqui nos comentários.

Voltando a Série Cartas, pra você que chegou agora, já fiz outros quatro posts dessa série que é quase um diário de bordo da minha experiência com o lançamento do meu primeiro livro. Siga os links abaixo para ler ou reler os textos.


Agora falando sobre vendas... Já é sabido que a grande aliada das vendas é a propaganda, mas se você tem pouca grana não vai conseguir fazer um plano de marketing completinho igual a de uma editora grande. Sendo assim, é preciso investir nas ferramentas certas. 

Antes de tudo, é bom construir sua base de leitores antes mesmo de publicar o livro, assim você já terá uma noção de quem lerá se livro. Mas como estamos falando aqui de lançar seu primeiro livro, talvez você não tenha uma grande quantidade de pessoas que leiam seus textos e será necessário investir mais tempo e algum investimento nessa tarefa.

Antes de qualquer coisa você precisará de um Booktrailer, já falei sobre isso anteriormente, mas é importante enfatizar. O Trailer é a apresentação do seu livro, então escolha um texto do livro - pode ser a sinopse ou algum fragmento - para que as pessoas saibam do que se trata o seu livro e com ele grave um vídeo quero represente. N]ao precisa ser um vídeo todo produzido como um filme, mas tem que ser bem feito, com uma câmera boa (que preencha toda a tela, de preferência), mas criatividade aqui é a palavra-chave.

Tenha em mente que você precisará ter contato com pessoas estratégicas e a estas é interessante presentear com um exemplar do seu livro. Então reserve algumas unidades para isso. Vá aos meios de comunicação, rádios, jornais ou canais de TV regionais. Pra escolher o melhor canal é necessário que você conheça bem seu público e como esses meios de comunicação funcionam em sua cidade. Uma vez escolhidos, procure o responsável, apresente-se, presentei-o e convide-o para o evento de lançamento. Você pode escolher quantos canais de divulgação você achar conveniente, de acordo com o número de livros que está disposto a dar de presente.

Depois do livro lançado você pode optar por fazer outras ações para promover seu livro. Uma ação que não é assim tão cara, é o Booktour. Pra quem não sabe o Booktour é uma leitura em grupo que resulta no sorteio do livro lido entre os participantes. Se for fazer procure por blogueiros que abordem o assunto do seu livro ou que já tenham feito resenhas/booktours de livros semelhantes ao seu.

Outra alterativa de promoção é a resenha, para isso você precisará enviar uma cópia da obra para o blogueiro e outros materiais de divulgação, incluindo link do booktrailer. Muitos autores recorrem a essa forma de divulgação porque fala diretamente com o público e o feedback é quase imediato.

Outra forma mais indireta, na minha opinião, é a contratação de serviços de divulgação de autores. Existem alguns pela internet afora - os quais eu ainda não testei - basta fazer uma busca rápida no Google e você encontrará os sites. Nesses casos, você terá que pagar pelo serviço de divulgação, que pode incluir uma matéria a seu respeito, uma resenha do seu livro, uma entrevista e outras coisas pertinentes à divulgação. O preço varia bastante e pode não ser tão barato.

E por último, o melhor marketing de todos: O BOCA A BOCA. Peça para que seus conhecidos e para aqueles que já leram eu livro para o recomendarem. quando alguém lhe diz para comprar algo que é muito bom, você acaba inclinado a realizar a compra. E essa divulgação é mais sincera e efetiva porque sempre vem acompanhada da opinião de quem já comprou e leu o livro.

Bom, eu tenho certeza que exitem outras formas de vender um livro. Mas por hora essas são as que eu conheço e tive a oportunidade de ver na pratica. Se você conhece outras compartilha aqui com a gente.

E como de costume, deixo com vocês mais um pedacinho do meu livro, clica na foto pra visualizar o vídeo de hoje:

Jake dos Santos

Instagram