Série Cartas - O livro foi aceito e agora?

Estamos no terceiro post da série onde conto minha experiência na publicação do meu primeiro livro. No primeiro post falei de como foi que escrevi e todo o processo criativo ( se você ainda não viu clica aqui). Depois falei de como escolhi minha editora e como foi o processo de enviar o original até a aceitação (você pode ver esse post aqui). Agora, vou falar do que vem depois do livro aceito, quais são as etapas para a publicação, como preparar o livro para o leitor. Prontos? Então vamos lá.


Bom antes de tudo, é bom esclarecer o que é responsabilidade do escritor, o que é responsabilidade da editora e o que pode ser de responsabilidade de ambos.

O escritor é responsável pelo seu texto - óbvio!! - mas não é só escrever, tem que fazer a revisão também. E por revisão entenda que outra pessoa deve ler e corrigir seu original do ponto de vista ortográfico, gramatical e do estilo literário também. Mas como é isso? Existem vários revisores, que são profissionais que se dedicam especificamente à correção e leitura crítica de obras literárias.O meu livro foi revisado por uma grande amiga minha, que foi minha professora de português no ensino médio. Mas, confesso que pequei nesse ponto, por ignorância mesmo. Não fiz a revisão com um profissional versado em poética. Mas é importante fazer tal revisão, e isso é de responsabilidade do escritor, salvo quando a editora é muito grande. Mas estamos falando de escritores iniciante em Editoras pequenas, ok?

A Editora é quem faz o processo de diagramação, que envolve a escolha de fontes legais para o texto, a disposição deles na página, arte de capa, disponibilização do livro em loja online da própria editora e a distribuição e comercialização da obra para o cliente. Por isso, na hora de escolher sua editora você também deve levar em consideração esses fatores, além dos que eu já falei no post sobre a editora. Porque e você quer que eu livro tenha um conceito visual legal, não adianta enviar para uma editora minimalista, porque sua obra vai acabar sendo publicada com um aspecto minimalista.

Essa preparação do livro para o leitor deve ser muito bem pensada e acertada com a editora. Porque todo mundo sabe que na hora de comprar o livro, o leitor vai: primeiro olhar a capa, depois ler a sinopse, depois dar uma foleada nas páginas pra ver se é bonito (quando a livraria permite), entre outras esquisitices que nós, enquanto leitores, fazemos na hora de decidir qual belezinha vai pra nossa estante.

No meu caso, o livro ficou beeem minimalista. Porque eu não tinha conhecimento de que eu deveria correr atrás disso tudo. Pra mim a editora é que fazia toda a arte, sabe, aquelas folhas decoradas, com desenhos, ilustrações, páginas todas trabalhadas. Viajei com essa visão. Mas na hora de resolver tudo isso, descobri que seria cobrado à parte. A Editora Multifoco tem uma forma de publicar que ajuda muito quem tá começando ainda. Mas é preciso ficar atento para esses detalhes. 

Eu escolhi, a princípio, o Publique sem Pagar. O que é isso? Uma forma de publicação em que eu envio meu original, eles aceitam e mandam imprimir 30 cópias, depois do lançamento dos livros eu vendo todos e repasso o valor para a editora, tirando meus Direitos Autorais. Bem simples. Mas, se eu quiser que a Editora revise meu exemplar, eu tenho que pagar pelo serviço. Se quiser publicar uma tiragem maior, tenho que dar uma entrada que, normalmente, é de metade do valor da tiragem total, sempre com descontos graduais como em qualquer outra compra em grande quantidade. Já deu pra entender a "mecânica" da coisa, né?

Apesar do resultado do meu livro ter sido completamente diferente do que eu havia imaginado. Achei que ficou muito bom e combinou com muitas outras coisas que estava fazendo junto com o livro. Sem falar que ficou a minha cara.

Resumindo a conversa, depois de aprovado seu livro vai precisar de:
  • Revisão Gramatical
  • Revisão de acordo com o estilo literário
  • Diagramação
  • Capa
  • Plataforma de distribuição online
  • Forma de distribuição para o cliente
  • Divulgação

Este último, vou abordar no próximo post, onde vou falar como fazer um evento de lançamento.

Bom, que eu esteja me lembrando agora é isso. Mas deixem suas dúvidas nos comentários e vamos conversar sobre essa experiência, ok?

E como de costume está aqui mais um pedacinho do livro "Cartas" pra você que ainda não comprou e está curioso (clica na imagem pra ver mais).

Jake dos Santos

Instagram