Criando um Media Kit Simples

Há tempos que venho pesquisando como fazer um media kit para meu blog. Pois, de acordo com alguns especialista em blogs é importante tê-lo desde o inicio, independente se se blog tem ou não muitos seguidores. No meu caso, não tenho tantos seguidores  assim, apenas algumas pessoas acompanham meus esforços aqui no blog. Mas segui as instruções do blog Sernaiotto (já falei dele aqui em algum momento) e as únicas coisas que ainda faltam daquela listinha de tarefas são o media Kit e a monetização do blog.
A monetização do blog é a parte mais difícil e depende de algumas coisinhas extras, inclusive do media kit, que é a apresentação do blog para os parceiros em potencial. Nele temos que colocar as informações básicas do blog, como descrição, segmento que abrange e um breve texto sobre o autor do blog. Em seguida , coloca-se as informações estatísticas. Essas informações vão dizer ao seu parceiro em potencial a quantas anda seu blog, quem é seu público e do que eles gostam.
Então, sem mais delongas, vamos a estrutura do meu media kit. Só alertando que não é um modelo padrão, é o formato que eu adotei para melhor apresentar minhas informações, você pode se basear nessas informações para apresentar o seu da forma que achar melhor. Outra coisa importante: vi muitos media kits por ai que tem apenas três ou quatro páginas. O meu ficou enorme, tem dez páginas, porque não quis que as informações ficassem espremidas uma em cima das outra. Gosto de gráficos limpos e tabelas que organizem o texto de forma que a leitura seja tranquila, de aparência limpa. Tenho muitas páginas com pouca informação em cada uma.

A estrutura ficou assim:

1º Página à Capa : Logo/Nome do blog
2º Página à Descrição do blog e se quiser um breve histórico.
3º Página à Sobre o autor do blog: uma Minibiografia
4º Página à Categorias do Blog: fazer uma breve descrição de cada uma*
5º Página à Estatísticas do Blog**
6º Página à Público do Blog**
7º Página à Tipos de Parceria: aqui você descreve como serão as parcerias, se for resenha ou anúncio (banner).
8º Página à Contatos

*Eu fiz uma descrição das categorias, porque gosto de colocar nomes bonitinhos e também, porque minhas categorias não são simplesmente “Livros” – “Moda” – “Etc...”. As categorias do meu blog são orações simples e achei necessário descrevê-las. Mas se você achar que não tem necessidade, basta citá-las.

**Os dados estatísticos devem ser provenientes de uma ferramenta de coleta de dados estatísticos – eu uso o Google Analytics – não vale os dados que aparecem no gerenciador de blogs. Muitas vezes acontece de o gerenciador do blog somar as suas visualizações de página às estatísticas, criando a ilusão de que você tem mais visualização do que realmente tem. Isso acontece muito no Blogger, acredito que  Wordpress não seja muito diferente. É fundamental dar a devida atenção à este item, ele é o mais importante.

Não vou colocar  meu Media Kit aqui porque a intenção não é oferecer um modelo, mas que vocês entendam a lógica da elaboração. Temos uma enorme variedade de Blogs nessa blogosfera e cada um é único de sua maneira.  Apresente o que faz do seu Blog único e deixe o Media Kit com a sua cara.

Eu utilizei o PowerPoint mesmo para criar. Porque acho ele mais fácil de manusear e o resultado fica idêntico ao feito em outros programas. Salvei duas versões, uma em PDF e utra em forma de apresentação de Power Point mesmo. gostei do resultado, porque posso utilizá-lo como arquivo digital e impresso.

Ah, quase me esqueci de uma dica importante: não faça carnaval de cores, hein, cuide para que o design seja pelo menos parecido com o Template do seu blog. E os gráficos devem ter as cores do blog, Se seu blog é Rosa e branco, seus gráficos e tabelas devem ter essas cores. No Excel, se você escolher o gráfico de uma cor só, ele automaticamente faz uma degradê para diferenciar as barras ou colunas, se achar que ficou confuso – porque dependendo da cor pode ficar – coloque legenda ou escolha o gráfico que coloca os Rótulos (textos que contém o nome e valor da Barra/Coluna) junto do gráfico., facilitando assim a leitura.

Bom, era iss oque tinha para vocês hoje. Espero que esse textinho ajude quem estiver sofrendo aí, como eu sofri esse mês para fazer o Media Kit. E se vocês tiverem alguma dica ou sugestão pra mim eu aceito também, só deixar aqui nos comentários – toda ajuda é bem vinda, hehe.

Até mais...

Jake dos Santos

Instagram