Cursos para Escritores

Ser escritor é estar constantemente construindo cenários e criando personagens enquanto descontruímos tudo para tentar criar algo novo, repetidamente e tudo ao mesmo tempo. É uma tarefa árdua que exige prática e muita dedicação. E como toda profissão requer um pouco de habilidade técnica também. Porque sem técnica nenhum trabalho é bem feito.
Apesar de muita gente pensar que ser escritor é apenas ter inspiração e sair por aí escrevendo tudo o que vem a cabeça, existe muito trabalho e emprenho nessa atividade. E para que consigamos atingir um certo nível de habilidade técnica que nos permita escrever algo substancial, devemos aprender a usar as técnicas que nos permitirão criar mundos alternativos onde outras pessoas possam se aventurar e entreter.
E para quem já está desesperado e perdido sem saber por onde começar darei algumas dicas de sites que disponibilizam cursos para escritores.


A primeira dica que dou é para quem sabe o suficiente de inglês para ler e ouvir conteúdo um pouco complexos. O Future Learn é um site de educação online, totalmente gratuito. Se não me engano, é uma extensão da Cardiff University situada no Reino Unido. Então imagina a qualidade do conteúdo. Os curso não têm nada de grandioso – além do conteúdo , é claro – mas eu já fiz um curso nessa plataforma e posso lhes dizer que foi muito útil e instrutivo. Os professores são os mesmos da universidade e são propostas várias atividades o tempo todo. Por ser uma plataforma digital, há a possibilidade de interagir com professores e colegas como em uma sala de aula física. Os professores inclusive disponibilizam os perfis do Twitter deles, através do qual geram discussões a respeito das aulas.
Como em qualquer curso on line as atividades são disponibilizadas a cada semana, a partir do início do curso e ficam a disposição dos alunos por tempo indeterminado. E ao terminar o curso o aluno é submetido a um teste, uma provinha para avaliar o aproveitamento do conteúdo. Se tiver 70% do curso concluído e 70% de aproveitamento na prova você pode solicitar o seu certificado assinado pela Cardiff University; porém, para receber seu certificado é necessário desembolsar algumas Libras. Mas isso fica a critério de cada um.
Estão disponíveis vários curso nas áreas de comunicação e literatura que são ótimos para nós escritores e criadores de conteúdo. Fiz um curso de Jornalismo Comunitário que me ajudou de uma forma incrível com o blog. Foi através desse curso que passei a conhecer várias ferramentas úteis para a vida digital.
Ainda não concluí o curso que estava fazendo sobre Storytelling porque minha internet não é lá essas coisas e minha rotina virou de cabeça pra baixo e outros fatos que já mencionei aqui ou ali. Mas pelo pouco que consegui fazer, pude ver que as atividades são bem produtivas e dão aquela destravada no processo criativo que sempre acontece – pelo menos comigo – quando estamos escrevendo algo complexo e mais extenso.
Eu recomendo!


CARREIRA LITERÁRIA

Outra opção – agora em português do Brasil para a alegria de muitos e da maioria – é o Carreira Literária. Essa é a iniciativa de uma Editora (a pessoa, não a empresa) para ajudar os escritores iniciantes a encontrarem o caminho das pedras – e vender seus serviços, é claro, porque nada nessa vida é de graça...
Eles lançaram, recentemente, um curso completo para escritores que promete de ensinar o BÊ-A-BA de como publicar um livro, desde o planejamento até a pós-publicação. Não fiz esse curso, então não vou dar minha opinião sobre ele. Mas se você entrar nesse link aqui e se cadastrar irá receber (além das propagandas do curso citado) dicas da Editora para desenvolver seu livro. As dicas são um preview do curso, mas se você está iniciando algum projeto, essas dicas serão muito bem vindas. As propagandas não são tão frequentes e não acho que sejam incômodas. Se você é um escritor iniciante é um ótimo ponto de partida. Ela tem um canal no Youtube onde posta os vídeos com dicas e tem também algumas palestras bem legais. Não é um super canal, mas entrega o que promete: dicas para escritores.

Existem muitos outros cursos e outras fontes de informação e formação para escritores, é só dar uma busca no Google que você vai encontrar várias sugestões. Encontrei vários links de universidades estrangeiras que oferecem cursos no estilo da Future Learn, mas não cheguei a acessá-los e não posso dar nenhuma opinião a respeito. Essas duas opções que lhes dei foram as que usei e que acredito serem de grande ajuda para vocês também.
Se vocês souberem de algum outro site ou curso deixe aqui nos comentários para que a gente possa se ajudar aqui. Informação nunca é demais.
Por hoje é só,


Até mais...

Jake dos Santos

Instagram