O Leitor de Almas - RESENHA

Estava passeando na livraria, como sempre faço, olhando as prateleiras a procura de algo que me agradasse a primeira vista. Porque sou assim, busco primeiro um título que me chame a atenção e depois vou direto a sinopse para saber do que trata. Com o "Leitor de Almas de Paul Harder (Paul Harper é o pseudônimo de David Lindsey) foi assim, achei o título interessante. Estava na sessão do sebo, então pensei não se tratar de nada muito especial, mas quando li a sinopse fiquei intrigada.


Sinopse:

Lore Cha e Elise Currin - esposas de dois poderosos e influentes empresários de San Francisco - estão tendo casos extraconjugais com o mesmo homem. As regras dos encontros são sempre as mesmas - nomes verdadeiros e detalhes pessoais ficam fora do quarto. Mas quando Vera List, a psicanalista de Lore e Elise, percebe que seus arquivos profissionais estão sendo violados e informações confidenciais, medos e fantasias das mulheres estão sendo utilizadas para manipulá-las, o que não passava de uma grande coincidência se torna um perigo fatal.


Ah, minha mente foi direto na minha infância/adolescência quando eu comia livros desse gênero. Antes mesmo de mergulhar de vez na poesia e de curtir os romances fantásticos, eu curtia mesmo era o bom e velho romance policial. Já até escrevi um conto policial uma vez, que já a muito se perdeu por aí. Mas eu tive vontade de mergulhar na história. E não me arrependi. o texto e fluido, como é característico desse gênero. A história vai se revelando aos poucos e a complexidade aumentando na mesma proporção.

Quem já leu esse gênero sabe que ele é mais lógico e rápido. Apresenta a estrutura de apresentação e clímax nas horas exatas. Não tive dúvidas sobre quando as verdades seriam reveladas ou mesmo como. Não é o melhor romance policial que você vai encontrar por aí. Mas é uma ótima leitura. como toda trama de investigação, não é uma história de "porquê's", mas de "como's". Se você gosta desse estilo vai se distrair um bocado. 


Título: O Leitor de Almas
Autor: Paul Harper
Editora: Paralela
Páginas: 232
Ano: 2013

Jake dos Santos

Instagram