PINTEREST - O PARAÍSO DOS ESCRITORES



Quando comecei a usar o Pinterest eu não tinha muita ideia do que fazer com ele. Mas acabei descobrindo uma utilidade que veio a calhar na busca por inspiração e na organização de ideias. A rede social é um paraíso para quem trabalha com o chamado "Worldbuilding" (criação de mundo traduzindo literalmente). Tenho uma pasta somente para salvar dicas de escrita e do universo de um escritor, esse ser antissocial e solitário que vive em uma escrivaninha - ou biblioteca. Um dos pins que salvei há algum tempo foi um guia para escritores usarem a rede social, são coisas que já vejo alguns autores fazendo por aí e quando comecei a usar dessa maneira realmente me ajudou.

- Dicas e conselhos: esse é um uso básico que vejo em todas as redes (Facebook, Tumblr e outras das quais não me lembro agora). A maioria das dicas postadas no Pinterest são voltadas à escrita - a maioria em inglês - e storytelling. Eu adoro as dicas que contém técnicas de organização de conteúdo e sempre texto todas. Como aqui no Brasil o acesso à cursos de escrita criativa é muito imitado na ponto Rio-São Paulo e ainda são muito caros, mesmo que feitos online; poder conhecer essas técnicas, mesmo que de uma forma superficial, é maravilhoso. Há muitos cards de conselhos e motivacionais para nos manter nessa luta pelo reconhecimento.

- Pastas de personagens: essa é uma dica que eu ainda não sigo ao pé da letra, trata-se de agrupar em uma pasta todas as características do seu personagem e tudo o que ele gosta, para olhar sempre que estiver com bloqueio, ou precisar se lembrar como ele se parece. Pra mim não funciona muito, porque meus personagens já surgem em minha mente claros e se transformam à medida que escrevo. Isso faz parte do meu processo criativo, se estiver tudo muito pronto quando começar eu acabo com bloqueio e o livro não sai. Mas muitos escritores que conheço trabalham dessa forma e funciona muito bem para eles, então vale a tentativa.

- Pastas de clima: trata-se de criar pastas com humores ou sentimentos específicos para cada vez que precisar mudar o humor da cena ou quando for passar para o próximo capitulo acessar a pasta e entrar naquele clima alegre ou depressivo (dependendo do que vai escrever).

- Writing prompts: são cartões com propostas para escrever cenas e histórias inteiras. São ótimos exercícios para melhorar a escrita. Eu sugiro procurar um cartão com uma proposta completamente fora da sua zona de conforto e transformá-la em algo genuinamente seu, é bem difícil, mas você pode se surpreender com o que irá produzir. Essa dica vale mais para quem gosta de desafios, porque eu já vi cada prompt bizarro por lá.

- Worldbuiling: enfim, chegamos ao queridinho. Esse não vale somente para os escritores de fantasia. A criação do universo envolve tudo que existe em um universo, pode ser um país, uma cidade ou uma vila. Nessa pasta você vai incluir aspectos relacionados à cultura, religião, arquitetura, flora, fauna, tecnologia, ciência e tudo o que for importante para lhe colocar dentro da historia que quer contar. Esse é o exercício que eu mais gosto.

Para acessar as minhas pastas no Pinterest é só clicar aqui.

A fonte que usei para este post está aqui ( em inglês).



Jake dos Santos

Instagram