CANAIS DE POESIA NO YOUTUBE

Estive procurando canais no Youtube sobre poesia, para me inspirar e me distrair, e acabei me deparando com uma busca muito difícil. São inúmeros os canais literários focados em resenhas e em comentários literários, alguns de profissionais, outros de amadores amantes da literatura. Mas todos os canais seguem o mesmo modelo de sobrevivência do Youtube que nós já conhecemos - vamos fazer o que todo mundo está fazendo, falar sobre o que todos mundo está falando - não que eu acho isto errado, é uma forma de se manter nas estatísticas que importam alguma coisa para uma pequena massa. Entretanto, sendo eu uma pessoa do contra, estava procurando algo que fosse mais poético do que comunicativo. Não que a poesia não tenha ago a comunicar, mas que ela tem algo na forma de comunicar que é mais divertido (do ponto de vista da poetiza que sou). Encontrei, pois, alguns poucos canais que trazem em sua mensagem a forma dramatizada e poética que estava buscando.


Esse canal é dedicado a declamação da poesia, seja ela em prosa ou em verso, por pessoas que as interpretam como suas. Dando, assim, uma veracidade à mensagem que emociona. Abaixo segue um dos vídeos do canal, onde Sarah Hannah faz a leitura de seu próprio texto "If people desaprove" (se as pessoas desaprovam, em tradução literal), um texto que propõe um jogo individual de auto-aceitação. Infelizmente o canal é em inglês e não tem legendas, mas se você tem algum conhecimento da lingua estrangeira, vale a pena dar uma chance.




Neste canal, Hugo Moura (não fiz nenhuma pesquisa aprofundada sobre ele, mas acredito se tratar de um ator) declama poesias consagradas de autores nacionais. no vídeo abaixo está "O poeta é belo" de Mario Quintana.



Esse é uma canal que conheci faz um tempo já, nele personalidades, atores e autores conhecidos em território nacional, declamam a poesia de forma dramatizada. no mesmo modelo do canal Poetry Channel Website, mas dando ênfase a poesia nacional que não está apenas nos livros, mas na música, na fala e principalmente na interpretação do que é poesia. Abaixo está o vídeo de "Procura-se um amor" de Adriana Falcão.



Ok, outro canal em inglês... Mas essa escritora, que eu acredito ser britânica pelo sotaque, escreve poesia abstrata acompanhada de vídeos surreais, que são dois elementos que eu adoro em qualquer tipo de arte. O vídeo abaixo se chama "Unfortunally she was beautiful" (infelizmente ela era bonita, em tradução literal).


Bom esses são só alguns dos muitos canais que existem por aí. Se você conhece algum para me indicar deixe nos comentários. E se você ainda não conhece o meu canal clica no vídeo abaixo, "O elefante amarelo" faz parte do Projeto poético "Texto sem Letra". Se você gostar se inscreva lá porque essa semana tem uma série nova saindo do forno.


Jake dos Santos

Instagram